';
Surto de Legionella em Leiria revela ser gripe A

 

No início do mês de março, mais de 100 jovens deram entrada na Urgência Pediátrica no Centro Hospitalar de Leiria por uma suspeita de legionella, que mostrou ser gripe A. Dos 130 jovens testados, pelo menos 35 testaram positivo à influenza A.

No passado dia 4 de março, vários jovens, após frequentarem um estabelecimento de diversão noturna, apresentaram sintomas, que nas redes sociais foram associadas à legionella, mas que veio a confirmar-se serem de gripe A. 

 

Sintomas da Legionella vs sintomas gripe A

Nos últimos dias, em Portugal, os casos de gripe A estão a aumentar e os sintomas provocados por este vírus tendem a ser confundidos com os sintomas de legionella e de covid-19, por serem similares.

Sintomas legionella e gripe A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se apresentar algum destes sintomas, deve contactar-nos de modo a ser efetuado uma análise clínica para perceber com que tipo de vírus está infetado. 

 

Como pode ser transmitida a Gripe A e a Legionella?  

A legionella e a gripe A são transmitidas de formas diferentes. 

A legionella pode ser transmitida através da inalação de gotículas de água quente, por exemplo em jacuzzis, piscinas, fontes decorativas, rios ou lagos e sistemas de águas domésticas ou gotículas que estejam suspensas no ar, como nos ar condicionados ou em humidificadores. 

Em contrapartida, a gripe A apresenta uma maior taxa de transmissibilidade. Esta propaga-se igualmente pelo ar em forma de gotículas, mas apenas quando o portador desta infeção tosse, espirra ou fala.  

 

Como sabemos quando já não estamos infectados com Gripe A?

A gripe A é uma variante da gripe e os seus efeitos acabam ao fim de poucos dias, não deixando qualquer tipo de sequelas. De acordo com o SNS 24 o período de contágio começa 1 a 2 dias antes de se iniciarem os sintomas e dura até 7 dias. Nas crianças, este período de contágio pode ser ligeiramente maior. 

Apesar de a doença durar cerca de 7 dias, após 2 dias sem febre, a contagiosidade já é bastante reduzida.

 

Apesar dos sintomas provocados por esta gripe terem uma curta duração e não deixarem qualquer tipo de consequência, é preciso ter atenção a possíveis sintomas. Os casos de gripe A em Portugal estão a aumentar dia após dia, por isso proteja-se

Se sentir algum sintoma e este perdurar, não hesite em ligar-nos. Estamos disponíveis para si 24 horas por dia, 7 dias por semana.

upgrade

castanho

Leave a reply