';
Gravidez em Portugal

A gravidez é um momento esperado e cheio de expectativas para muitas mulheres. É normal o corpo apresentar diversas mudanças após a fecundação e desenvolvimento do bebe no útero. Certas alterações são comuns e naturais, já outras requerem atenção médica.

Em Portugal, através do Serviço Nacional de Saúde, o acompanhamento pode ser feito a partir do planeamento de uma futura gravidez. Nos centros de saúde, existe uma consulta específica chamada Planeamento Familiar, onde são abordados métodos contracetivos e onde pode ainda ser feita uma avaliação do estado geral da mulher para que se possa preparar para engravidar.

Todas as mulheres grávidas, portuguesas ou estrangeiras (com situação regularizada ou não) têm direito a assistência médica gratuita. 

Para isso, terão de se dirigir aos serviços públicos (Centros de Saúde, Hospitais e Maternidades), informar que estão grávidas e pedir para serem seguidas por um médico de família. O internamento hospitalar por motivo de gravidez e parto é gratuito nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Gravidez

Guias de gravidez

De forma a ajudar e auxiliar os pais para todo o caminho a percorrer durante uma gravidez, a Direção Geral de Saúde faculta ainda vários guias com orientações para a gravidez em Portugal. 

Guia de gravidez – Guia para grávidas, onde poderá obter respostas às principais questões levantadas durante a gravidez, como o parto ou alimentação.

 

Guia gravidez e parto: COVID-19– Orientações desde os cuidados pré-hospitalares em grávidas com suspeitas ou infeção COVID-19 até à assistência ao parto.

 

Guia “Acompanhamento da mulher grávida durante o parto”– Informações sobre o direito ao acompanhamento, incluindo em caso de cesariana.

 

Guia para pais– Dicas e conselhos para cuidar do seu bebé.

Licença Parental, Apoios e Subsídios 

 

A licença parental é um direito adquirido pelos trabalhadores portugueses para dedicar os cuidados necessários a um filho recém-nascido ou uma criança adotada, por determinado período de tempo. Pais e mães têm esse direito e a lei prevê que a distribuição dos dias atribuídos pode ser feita entre eles de diferentes maneiras.

Em suma, a licença de maternidade, de acordo com a legislação, faz parte da licença parental. Segundo o artigo 39.º do Código do Trabalho, a licença parental compreende as seguintes modalidades:

  1. a) Licença parental inicial;
  2. b) Licença parental inicial exclusiva da mãe;
  3. c) Licença parental inicial a gozar pelo pai por impossibilidade da mãe;
  4. d) Licença parental exclusiva do pai.

 

Estas licenças procedem sempre a alguns deveres que devem ser executados com atenção para que possam ser atribuídos todos os benefícios da maneira mais rápida e correta.

 

Apoios e Subsídios 

Como já foi mencionado, a gravidez em Portugal é um processo com muito acompanhamento e orientações. Em concordância com a licença parental, são disponibilizados vários subsídios e prestações para que as grávidas e os pais (de acordo com os requisitos exigidos) possam ter um apoio extra. 

 

Gravidez com os Anjos da noite

Nos Anjos da noite, reconhecemos a importância do acompanhamento dos pacientes no seu ceio familiar. Por isso, dispomos de uma equipa de médicos e de enfermeiros integrados no serviço nacional de saúde, rotinados e com experiência comprovada em unidades de saúde locais e em urgências hospitalares.

Em caso de precisar de aconselhamento e orientações antes, durante e após a sua gravidez, não hesite em contactar-nos

Joao

Leave a reply