Após dois anos muito marcados pela pandemia, que levaram a colocar em pausa uma série de rotinas, entre as quais a presença em eventos, estes voltaram e prometem mobilizar milhares de pessoas durante os próximos meses.
Eventos de massas ou de multidões podem ser definidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), como “mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma finalidade específica, por um período definido de tempo”. A necessidade de planear adequadamente os eventos e ter os recursos necessários nesta área é tão importante como assegurar o cumprimento das normas, para que a protecção da saúde dos diversos intervenientes seja preservada.
Segurança em eventos | Portugal
Portugal é um país particularmente preponderante para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura. Existem inúmeros eventos de massas que colocam desafios específicos.
Os grandes eventos internacionais são hoje uma realidade habitual em Portugal país que, cada vez mais, se afirma como um ponto para todos os tipos de realizações globais.
Na execusão de qualquer grande evento existe um aspeto fundamental a ter em atenção: a segurança, um fator crítico de sucesso.
Deste modo, a existência de conhecimento e profissionais treinados para lidar com a vigilância epidemiológica deste tipo de eventos é de extrema importância.
Intervenção de apoio em eventos
A intervenção da saúde nestes eventos pode dividir-se em duas grandes componentes: a prestação de cuidados e a saúde pública.
A prestação de cuidados tem como base a existência de recursos humanos e logísticos diferenciados, fundamentalmente virados para a emergência pré-hospitalar, mas que têm também que atender às necessidades habituais de uma comunidade com a dimensão de um evento.
A componente associada à Saúde Pública, sendo habitualmente mais discreta, é bastante mais ampla e inclui, entre outros, o cumprimento dos requisitos higio-sanitários, vigilância epidemiológica e as oportunidades de promoção da saúde.
Prevenção em eventos
Para que consiga assistir a um evento, do início ao fim, sem ter necessidade de recorrer ao apoio de serviços médicos, existem alguns cuidados que podem ajudar.
A exposição ao sol e a temperaturas elevadas devem ser evitadas. Utilize protetor solar, procure as sombras caso existam e hidrate-se convenientemente. Uma adequada hidratação pode evitar problemas como a insolação ou o golpe de calor.
Durante alguns eventos pode acontecer que se caminhe vários quilómetros e por vezes em terrenos acidentados. Por isso, lembre-se sempre de utilizar calçado confortável que o permita caminhar sem problema e que, simultaneamente, o proteja de cortes e feridas.
O calor e poeira podem agudizar algumas alergias já pré-existentes, por isso lembre-se de tomar a sua medicação habitual antes de sair de casa. Para além das alergias habituais, as picadas de insetos podem também ser bastante desconfortáveis. A utilização de repelente adequado pode ajudar a minimizar este problema.
Apoio e vigilância médica em eventos com Anjos da Noite
Os Anjos da Noite colocam à sua disposição recursos diversificados à medida que garantem a segurança dos intervenientes, nomeadamente:
- Técnicos de saúde (técnicos de socorro, enfermeiros, médicos) descaracterizados e discretamente posicionados para acorrer a situações inopinadas de imediato (possibilidade de utilização de viaturas de alta gama descaracterizadas).
- Equipas médicas móveis – Viatura de intervenção rápida, ciclo-socorristas e moto-socorristas.
- Ambulâncias de várias tipologias.
- Centro médico de reanimação e trauma – montagem de infraestruturas de assistência em instalações próprias e/ou tenda insuflável.
- Meios aéreos de evacuação – Helicóptero-ambulância e avião-ambulância.
A segurança é indispensável num evento e para isso há que assegurar o cumprimento das normas, para mais informações não hesite em contactar-nos!